Medidas simples podem te ajudar a evitar que o motor superaqueça e te dê um enorme prejuízo; Listamos as principais…. Quando o motor do carro esquenta além do desejável, excede a temperatura ideal de funcionamento, vários problemas podem acontecer, como empenar o cabeçote e, nos casos mais extremos, ele pode até mesmo fundir!
Um super prejuízo de milhares de reais! Por isso, o ideal é que o seu sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água, ventoinha e válvula termostática, entre outros) esteja em dia. Para isso, o motorista pode tomar alguns cuidados muitos simples. Listamos eles aqui. Confira!
1. Mantenha o nível do líquido de arrefecimento no nível correto
- É óbvio?! Sim, é! Mas mesmo assim é negligenciado.
- No reservatório (o vaso de expansão), há uma marcação de nível mínimo e máximo.
- Ele é transparante justamente para facilitar a checagem.
- A quantidade de líquido de arrefecimento deve ficar entre as duas marcas.
- Abaixo do mínimo, pode faltar. Acima do máximo também causa problemas.
- Não é normal baixar o líquido freqüentemente, principalmente nos carros com o sistema selado (a maioria que está nas ruas hoje).
- Se você estiver completando uma vez por semana, por exemplo, pode procurar por um vazamento.
2. Água pura? Não!!!
- Não se usa água pura no radiador. Hoje, é necessário uma mistura que varia de acordo com o fabricante, mas, em geral formada por 50% de água pura (ou destilada ou desmineralizada) e 50% do aditivo etilenoglicol.
- Por isso falamos “líquido de arrefecimento”. E qual a finalidade desse aditivo? São duas: limpar o sistema de refrigeração, evitando a oxidação e os depósitos de sujeiras e, também,
elevar o ponto de ebulição da água com o propósito de dificultar dela ferver, no caso de subir muito sua temperatura. Lojas de autopeças já vendem essa mistura na proporção correta.
3. Nunca use água de torneira
- Á água da torneira tem muitos sais minerais que, com o uso prolongado, formam depósitos no radiador e em todo o sistema, o que prejudica a circulação de água.
Em algumas regiões do Brasil há também a chamada “água dura”. Só use a água de torneira em emergência até chegar à oficina. - Caso contrário, utilize a água pura com etilenoglicol ou a mistura já pronta.
4. Comprei um carro usado com água de torneira no radiador. O que fazer?
- Essa dúvida é recorrente “comprei um carro usado e o dono anterior só utilizava água comum.
- Posso usar a mistura água/etilenoglicol?”Deve usar o líquido de refrigeração indicado pelo fabricante.
- Nas primeiras vezes, ficar atento pois seu poder de limpeza pode remover sujeiras agarradas há mais tempo no circuito.
5. “Não precisa da válvula termostática, doutor”
- Muitas vezes, o problema do superaquecimento acontece quando a válvula termostática trava e impede a circulação da água.
- Muitos mecânicos desqualificados sugerem a retirada dela, alegando que ela não fará falta, pois o Brasil é um país de clima quente e é melhor o motor trabalhar mais frio!
- Fuja dessa pi-ca-re-ta-gem. A válvula termostática faz com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento (por volta de 90°C).
- Abaixo disso, o consumo e a emissão de poluentes são mais elevados.
- Em caso de problemas, ela deve ser substituída, não descartada.
6. Limpeza do sistema
- O ideal é que o radiador e todo o sistema de arrefecimento seja limpo a cada 2 anos.
- Todo o líquido usado deve ser drenado e substituído pela mistura de água/etilenoglicol.
7. Correia auxiliar (poly-V) e bomba d’água
- A bomba d’água é acionada pela correia auxiliar (poly-v).
- Por isso, a manutenção, a troca dela dentro do prazo, é essencial para que todo o sistema de arrefecimento funcione corretamente.
- Caso ela arrebente, não insiste em rodar com o carro.
- O líquido de refrigeração não irá circular e o motor irá superaquecer.
- A troca deve ser feita dentro do prazo recomendado pelo fabricante.